Parando de acumular justificativas e começando a colecionar realizações
Estamos chegando ao fim de 2012, e para muitas pessoas é apenas o final de mais um ano. Mas será que conseguimos realizar tudo aquilo que planejamos? Será que encontramos tempo para fazer tudo aquilo que queríamos? Havia um objetivo no começo do ano? Ele foi atingido? Se não, você sabe por quê? Às vezes, deixamos de lutar por aquilo que acreditamos por causa do medo. Sim, medo. Falta de coragem. A maioria das pessoas vive em função do espelho social, sendo influenciadas por opiniões, ideias e paradigmas que as cercam. De fato, fazemos parte deste espelho. Porém, o que refletimos para os outros sobre nós mesmos? O que esperamos de nós? É alto o risco de chegarmos ao final de mais um ano e não podermos dar a resposta que queremos a essas perguntas, e assim, passar a vida nos enganando. Desta forma, tentamos resolver tudo o que ficou pendente durante o ano em um único mês, e na virada de ano começamos com uma agenda cheia de novas promessas, das quais muitas estão há anos aguardando para serem cumpridas. Para que isso não ocorra e você não passe mais um ano se enganando, aqui vão algumas sugestões que se colocadas em prática, imediatamente, farão de você uma pessoa mais assertiva, além de garantir-lhe a certeza da conclusão das suas metas e objetivos almejados.
Sugestões:
1ª - Todos os dias colocar em prática os 4 R's da Realização:
1 - Respeito por si mesmo;
2 - Respeito pelos outros;
3 - Responsabilidade pelos seus atos;
4 - Resignificar sempre (Transformar erros em resultados).
Somos responsáveis por nossa própria vida como seres humanos, independente de condições externas. Nosso comportamento resulta das decisões que tomamos, e não das que apenas pensamos em tomar sem executar. Seja vivo! Seja produtivo a seu favor. Você pode ser o que você quiser a partir do momento em que souber exatamente O QUE QUER. "Sou o que sou hoje por conta das escolhas que fiz ontem", "EU ESCOLHO o que SEREI daqui pra frente!". Se quiser mudar a sua vida, comece mudando o seu interior, os seus valores, para assim, transformar tudo o que está à sua volta, já que somos nós quem influenciamos o ambiente externo a partir de nossas mudanças. E não o contrário.
2º - Cuidado com o que Fala
Se você é como a maioria das pessoas que passou o ano inteiro usando o chavão “Não tenho tempo para nada”, Cuidado! Muitas pessoas acham que sofrem de falta de tempo, mas o problema é outro: eu diria que para 80% da população a falta de tempo não é um problema. Questione-se! Você usa seu tempo com qualidade? Através de uma pesquisa feita com mais de 30 mil brasileiros, foi descoberto que apenas um terço do tempo da população é utilizado com coisas realmente importantes.
O restante do tempo usado é dividido entre coisas urgentes ou circunstanciais. (é toda atividade que não traz nenhum tipo de resultado para a sua vida). Para usufruir de nossas escolhas da melhor maneira possível, é preciso saber administrar o tempo que temos à disposição. Só assim encontraremos momentos para aproveitar as grandiosas sutilezas da vida.
3º - Exercite o agradecimento em todos os instantes
Saber agradecer a tudo e a todos que lhe fizeram o bem ou o mal.
São essas as pequenas atitudes que fazem a diferença em nossa vida, pois conseguiremos encontrar o caminho que nos leva à tão almejada felicidade, à realização dos nossos sonhos e concretização dos nossos objetivos.
4º - Procure Viver com Simplicidade
Essa atitude nos faz perceber que a vida simples é muito boa e melhora ainda mais quando vivemos da forma que escolhemos viver, sem termos que provar nada para ninguém a não ser para nós mesmos.
5º - Saia do plano do choro e vá para o plano da ação
Não espere pelo amanhã, talvez esse dia possa não chegar. A vida passa muito rápido. Decida-se agora mesmo, encontre o seu equilíbrio e viva a vida que sempre quis viver. Tenha a certeza de que tudo está ao seu alcance. Basta avançar e seguir o seu novo caminho. Essas são algumas sugestões entre muitas outras que usei para realizar os meus objetivos em 2012, pois cansei de passar anos e anos vivendo somente de justificativas.